DIA DA MULHER BRAGANEY

Na noite desta quinta-feira (8) foi realizada no salão paroquial da igreja matriz, uma palestra voltada as mulheres, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher com sorteio de brindes e coquetel de salgados. O evento foi realizado pela Secretaria de Assistência Social.
Teve como palestrante o professor Sergio Oliveira, assessor da diretoria da Itaipu binacional, ministrou mais de 3.500 palestras em todo o Brasil e deu um emocionante depoimento ao público presente.
A ação teve o objetivo de levantar o debate sobre o papel da mulher na sociedade, a importância da independência profissional e o empoderamento feminino. O prefeito Odair Guerreiro esteve presente no evento e enalteceu o papel da mulher e a sua valorização na sociedade.
Dia 8 de março é considerado pelas Nações Unidas, desde 1975, como o Dia Internacional da Mulher, pois nesta data as operárias têxteis de uma fábrica em Nova Iorque, entraram em greve ocupando a indústria reivindicando a redução da jornada de trabalho que era de 16 horas diárias para 10 horas.
Essas mulheres, que recebiam menos de um terço dos salários dos homens, foram fechadas na fábrica e queimadas vivas. A ação matou mais de 130 mulheres que lutavam pelos seus direitos. A partir daí o dia foi considerado uma data de reflexão sobre a mulher e suas conquistas sociais.
Em 7 de agosto de 2006, foi sancionada no Brasil a Lei n. 11.340. Que passou a ser chamada Lei Maria da Penha, em homenagem à mulher cujo marido tentou matá-la duas vezes, e que desde então se dedica à causa do combate à violência contra as mulheres.
Essa lei estabelece que todo o caso de violência doméstica e intrafamiliar é crime, deve ser apurado através de inquérito policial e ser remetido ao Ministério Público. Esses crimes são julgados nos Juizados Especializados de Violência Doméstica contra a Mulher, criados a partir dessa legislação, ou, nas cidades em que ainda não existem, nas Varas Criminais.